terça-feira, 9 de junho de 2009

Ferreira Gular


Um instante

Aqui me tenho
Como não me conheço
nem me quis
sem começo
nem fim
aqui me tenho
sem mim
nada lembro
nem sei

á luz presente
sou apenas um bicho
transparente.
• Nasceu no dia 10 de setembro de 1930,na cidade de São Luiz ,capital do Maranhão.
• Em 1950,publicou “A Luta Corporal”e tornou-se um dos adeptos da poesia concreta.
• Mais tarde,dedicou-se a poesia de denúncia social e política.
• Em 1969,foi preso no Rio de Janeiro,com o jornalista Paulo Francis e o compositor Caetano Veloso e Gilberto Gil.
• Livre da prisão auto exilou-se em Paris,no Chile,Peru e na Argentina.
• Foi no período do exílio que Ferreira Gular escreveu dois de seus mais conhecidos livros: “Dentro da noite Veloz” e “Poema Sujo”.
• Em 2002, é indicado ao Prêmio Nobel de Literatura por nove professores titulares de universidades de Brasil, Portugal e Estados Unidos.
• Lança “Relâmpagos”, reunindo 49 textos curtos sobre artes, abordando obras de Michelangelo, Renoir, Picasso e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário