terça-feira, 9 de junho de 2009

João Ubaldo Ribeiro




"Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo. E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da puta, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos."
(Vila Real)

• João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia, em 23 de janeiro de 1941.
• Em 1947,inicia os estudos com um professor particular.
• Em 1951,ingressa no colégio Estadual de Sergipe.
• Estréia no jornalismo em 1957
• Em 1958,inicia seu curso de Direito na Universidade Federal da Bahia
• Em 1963,escreve seu primeiro romance: “Setembro não faz sentido”
• Em 1971 lança, pela Editora Civilização Brasileira, o romance "Sargento Getúlio".
• Publica, em 1974, o livro de contos "Vencecavalo e o outro povo" (cujo título inicial era "A guerra dos Pananaguás"), pela Artenova.
• Em 1982 inicia o romance "Viva o povo brasileiro", que se passa na Ilha de Itaparica e percorre quatro séculos da história do país. Originalmente o livro se chamava "Alto lá, meu general".
• "Viva o povo Brasileiro" é finalmente editado em 1984, e recebe o Prêmio Jabuti na categoria "Romance" e o Golfinho de Ouro, do governo do Rio de Janeiro.
• Em 1989 lança o romance "O sorriso do lagarto".
• Em 2008, o autor foi agraciado com o Prêmio Camões.

Principais Obras:
Setembro não tem sentido – 1968
Sargento Getúlio – 1971
Viva o povo brasileiro – 1984
O sorriso do lagarto – 1989
A casa dos Budas ditosos - 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário